Bloqueio de Emoções
- Dra Édia Torres
- 7 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
VOCÊ TEM CARREGADO O PESO DE NÃO SENTIR NADA?

Algumas pessoas têm a sensação de que a vida não tem graça, não tem sentimentos, nada o alegra ou entristece. Não tem momentos felizes mas também não tem tristes.
Essas pessoas ao ver outras pessoas rindo de piadas, as quais não acha graça, chega a pensar se estas pessoas não seria bobas; vê outras pessoas se emocionando com filmes, cachorrinhos e bebes e só consegue pensar no trabalho; vão a um velório e não se sensibilizam; não tem empatia.
É natural do ser humano reagir ao que ocorre à sua volta. Seja com sentimentos de alegria, tristeza, raiva, espanto, melancolia ou qualquer outro. Quando estas emoções param de surgir a própria pessoa pode se sentir estranha, os amigos e familiares muitas vezes não conseguem entender a ausência de sentimentos.
A pessoa que sofre com este tipo de bloqueio pode não ter sensibilidade suficiente para se expressar com seus amigos.
Ao não reagir de forma adequada ao que ocorre pode passar a impressão de ser uma pessoa má ou que não deseja mais o contato com a família e amigos.
Em seu trabalho, os líderes, clientes, fornecedores podem interpretar como falta de interesse, incompetência, problemas de relacionamento.
SINTOMAS MAIS COMUNS
Com o tempo, caso não tenha apoio profissional para identificar e tratar, os sintomas evoluem, levando a quebra do convívio social por medo de fazer algo embaraçoso ou receio de ser rejeitado.
Perde a motivação, torna-se pessimista e sem capacidade de identificar soluções para seus problemas.
Pode passar a ter um comportamento que se confunde com preconceito julgando as pessoas sem mesmo conhecê-las.
MAS QUAIS SÃO AS CAUSAS?
Bloqueio de memorias de situações dolorosas para evitar novas dores, a memória não desaparece, apenas passa a agir de forma inconsciente refletindo no dia a dia.
Situações repetidas de abandono, rejeição, maltrato, abuso e pode resultar em desolação e desamparo.
Percepção distorcida de algum evento passado.
Personalidade dependente pode apresentar características apáticas.
Transtorno psiquiátrico – como depressão ou outros.
Se você se sente assim, busque ajuda. A vida pode ser muito melhor quando podemos senti-la verdadeiramente.
Comentários